Pós-Graduação em Educação Inclusiva e Especial Pós-Graduação / selo laranja
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EAD AJES - Educação à distância



De: 19x R$ 85,54

Por : 19x R$68,43

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* 100% EAD;

* TCC Opcional;

* Conclusão a partir de 6 meses;

* Início Imediato.



Objetivo

Capacitar profissionais da educação (professores, coordenadores pedagógicos, diretores, psicólogos escolares, entre outros) para atuar de forma eficaz na promoção de uma educação de qualidade para todos os estudantes, independentemente de suas condições ou necessidades.



Público-Alvo

É projetado para profissionais da área da educação e afins que buscam aprofundar seus conhecimentos e desenvolver competências para promover a inclusão e atender às necessidades educacionais especiais de todos os alunos. É ideal para quem quer construir um ambiente educacional mais equitativo e acessível.




Mais Informações

Em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018 do MEC, somente alunos que concluíram a Graduação podem ingressar em um curso de Pós-Graduação. Para aqueles que ainda não colaram grau na Graduação, ao final deste programa, receberão um certificado de aperfeiçoamento.

SE HOUVER ATUALIZAÇÕES NOS CONTEÚDOS DA MATRIZ CURRICULAR: A Faculdade AJES, reserva-se o direito de alterar a ordem das disciplinas, bem como substituir disciplinas na matriz curricular, obedecendo sempre à legislação.

Conteúdo
  • 01 Introdução ao EAD Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem - e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora.
  • 02 Pensamento Científico Você sabia que em um contexto marcado por rápidas mudanças conceituais, teóricas e tecnológicas, o estudante de graduação deve ser capaz de produzir conhecimento relevante. Atualmente, as complexidades da nossa sociedade, as quais se refletem no cotidiano acadêmico, demandam profissionais que estejam capacitados a ler, compreender, questionar e intervir neste contexto, e o instrumento mais adequado para isso são os projetos de pesquisa ou projetos de intervenção. Ao ingressar na universidade você passa a conhecer o mundo da ciência. Aos poucos você passa de receptor desse conhecimento a produtor dele, por meio da pesquisa científica. Porém, ao realizar a atividade da pesquisa científica é necessário que você se aproprie de algumas definições e seja instrumentalizado para tal. Frente a essa afirmação, neste curso estudaremos juntos sobre o significado do conhecimento, os tipos de conhecimento, a importância da ciência e do conhecimento científico, os métodos científicos e a ética na pesquisa. Por ser uma obra pensada e desenvolvida para a educação à distância, possibilita a você uma experiência singular de imersão individualizada em um conteúdo rico em possibilidades de aprendizagem.
  • 03 Libras - Língua Brasileira de Sinais O surdo no contexto histórico das sociedades, a aceitação da língua de sinais como língua natural da comunidade surda, culturas e identidades surdas. Conceito sobre surdez na visão clínica e socioantropológica. Aspectos filosófico e legal na educação do surdo. O bilinguismo na educação de surdos. Surdez e a pessoa surda. Entendimentos gerais sobre a língua de sinais. Alfabeto manual e números (cardinais e quantidades); condições climáticas, ano sideral e calendário. Advérbios de tempo e flexões de frases na negativa, interrogativa e exclamativa. Sinais de verbos e suas negativas. Libras coloquial. Espaço, direção e perspectiva. Tempo e numerais ordinais. Pronomes e expressões interrogativas: quando passado, quando-futuro, dia, que hora, quanta-hora. Sinais do verbo procurar e suas variações. Libras na prática. Sinais de diversas profissões. Sinais de diferentes meios de comunicação. Sistemas de transcrição. Módulos das libras conversação - encenações teatrais.
  • 04 Fundamentos da Educação Inclusiva Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
  • 05 Desenvolvimento Neuropsicomotor e a Aprendizagem Desenvolvimento motor. Habilidades motoras rudimentares. Equilibração e manipulação. Crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Aprendizagem motora. Transferência de Aprendizagem.
  • 06 Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
  • 07 Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência Você sabia que a área de transtornos psiquiátricos possui uma das maiores demandas na educação e na saúde? Por isso aprimorar o conhecimento em Transtornos psiquiátricos auxilia tanto o profissional de saúde como o de educação na sua prática profissional. A prevalência de transtornos psiquiátricos na infância e adolescência tem aumentado e isso eleva a demanda por atendimentos especializados. Identificar os primeiros sintomas precocemente é fundamental para o tratamento adequado e para evitar o agravamento do quadro.
  • 08 Neurociências e as Práticas Pedagógicas - Jogos, Brincadeiras e Didática Aplicadas a Neuroeducação Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.
  • 09 Deseja realizar o TCC? Clique aqui. De acordo com a Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/CES). O T.C.C é opcional e deve ser adquirido posteriormente à conclusão de todas as disciplinas do curso. Caso optar em realizar o TCC, será cobrada a taxa de Orientação, Valor R$ 300,00.
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